quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Conceitos Básicos de Redes


Uma rede é um grupo de computadores, impressoras e outros dispositivos que estão conectados com cabos. A partilha de dados e recursos. Informação passar os cabos, o que permite aos utilizadores da rede e troca de documentos de dados com cada impressão, outra para as mesmas impressoras e, em geral, partes de hardware ou software que está ligada à rede. Cada computador, impressora, ou outro dispositivo periférico que está conectado à rede é denominada um nódulo. As redes podem ter dezenas, milhares ou mesmo milhões de nós.

Cabeamento:

Os dois mais populares tipos de cabeamento de rede são de par trançado (também conhecido como 10BaseT) e coaxial fino (também conhecido como 10Base2). 10BaseT cabeamento parece fio de telefone comum, exceto que ele tem 8 fios dentro, em vez de quatro. Coaxial fino parece que o cabeamento coaxial de cobre que é muitas vezes utilizado para conectar um gravador de vídeo a um televisor.

Adaptador de rede:

Um computador de rede é ligado à rede de cabos com uma placa de interface de rede, (também chamado de "NIC", "nick", ou placa de rede). Algumas placas de rede são instalados dentro de um computador: o PC é aberto e uma placa de rede está conectado diretamente a um dos slots de expansão do computador internos. 286, 386 e 486 têm muitos computadores 16-bit slots, para uma placa de rede de 16 bits é necessário. Computadores mais rápidos, como alta velocidade 486s e Pentiums, muitas vezes têm slots de 32 bits, ou PCI. Esses PCs de 32 bits requer NICs para atingir as maiores velocidades de rede possíveis para a velocidade de aplicações críticas como desktop vídeo, multimídia, edição e bancos de dados. E se um computador vai ser usado com uma rede Fast Ethernet, ele vai precisar de um adaptador de rede que suporta velocidades de dados de 100Mbps também.

Hubs

A última peça do quebra-cabeça de rede é chamado hub. Um hub é uma caixa que é usado para reunir grupos de PCs juntos em uma localização central com cabeamento 10BaseT. Se você estiver em rede um pequeno grupo de computadores juntos, você pode ser capaz de conseguir com um hub, alguns cabos 10BaseT, e um punhado de adaptadores de rede. Redes maiores costumam usar um coaxial fino "espinha dorsal" que conecta uma linha de hubs 10BaseT juntos. Cada hub, por sua vez, pode conectar um punhado de computador junto com cabeamento 10BaseT, o que lhe permite construir redes de dezenas, centenas ou milhares de nós.
Como placas de rede, hubs estão disponíveis em ambos os padrões (10Mbps) e Fast Ethernet (100Mbps) versões.

LANs (Local Area Networks)

Uma rede é qualquer coleção de computadores independentes que se comunicam entre si através de um meio de rede compartilhada. LANs são redes normalmente restritos a uma área geográfica, como um único edifício ou um campus universitário. LANs podem ser pequenas, ligando tão poucos como três computadores, mas muitas vezes vincular centenas de computadores usados ​​por milhares de pessoas. O desenvolvimento de protocolos de rede padrão e mídia resultou na proliferação mundial de redes locais em todo negócio e organizações educacionais.

WANs (Wide Area Networks)

Muitas vezes, uma rede está localizado em vários lugares físicos. Rede de área ampla combina múltiplas LANs que estão geograficamente separados. Isto é realizado através da ligação do LANs diferente usando serviços como linhas telefônicas dedicadas alugadas, linhas dial-up telefone (síncrona e assíncrona), links de satélite, serviços de dados e de transporte de pacotes. Rede de área ampla pode ser tão simples como um modem e servidor de acesso remoto para os funcionários para discar para, ou pode ser tão complexo como a centenas de filiais globalmente ligados utilizando protocolos de roteamento especiais e filtros para minimizar as despesas de envio de dados enviados através de grandes distâncias .

Internet

A Internet é um sistema de redes ligadas que são de âmbito mundial e facilitar os serviços de comunicação de dados, tais como login remoto, transferência de arquivos, correio eletrônico, a World Wide Web e grupos de notícias.
Com a ascensão meteórica na demanda por conectividade, a Internet tornou-se uma via de comunicação para milhões de usuários. A Internet foi inicialmente restrita a instituições militares e acadêmicos, mas agora ele é um canal completo para todas e quaisquer formas de informação e comércio. Sites na internet agora fornecer pessoal, educacional, recursos políticos e econômicos para todos os cantos do planeta.

Intranet

Com os avanços feitos no navegador baseado em software para a Internet, muitas organizações privadas estão implementando intranets. Uma intranet é uma rede privada utilizando tipo Internet ferramentas, mas disponível somente dentro dessa organização. Para grandes organizações, uma intranet fornece um modo de acesso fácil a informações corporativas para os funcionários.

Ethernet

Ethernet é o mais popular da camada física da tecnologia LAN em uso hoje. Outros tipos de LAN incluem Token Ring, Fast Ethernet, Fiber Distributed Data Interface (FDDI), Asynchronous Transfer Mode (ATM) e LocalTalk. Ethernet é popular porque consegue um bom equilíbrio entre velocidade, custo e facilidade de instalação. Esses benefícios, combinado com ampla aceitação no mercado de computadores e da capacidade de suportar praticamente todos os protocolos de rede populares, faça uma tecnologia de rede Ethernet ideal para a maioria dos usuários de computador hoje. O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) define o padrão Ethernet como padrão IEEE 802.3. Esta norma define regras para a configuração de uma rede Ethernet, bem como especificar como elementos em uma rede Ethernet interagir um com o outro. Ao aderir ao padrão IEEE, protocolos de rede e equipamentos de rede pode se comunicar de forma eficiente.

Protocolos

Os protocolos de rede são normas que permitem que os computadores se comuniquem. Um protocolo define como computadores identificar um outro em uma rede, a forma que os dados devem ter no trânsito, e como essa informação é processada, uma vez que chegue ao seu destino final. Protocolos também definir procedimentos para lidar com transmissões perdidos ou danificados, ou "pacotes". TCP / IP (para UNIX, Windows NT, Windows 95 e outras plataformas), IPX (para Novell NetWare), DECnet (para redes digitais de computadores Equipment Corp), AppleTalk (para computadores Macintosh), e NetBIOS / NetBEUI (para LAN Manager e redes do Windows NT) são os principais tipos de protocolos de rede em uso hoje.
Apesar de cada protocolo de rede é diferente, eles todos compartilham o mesmo cabeamento físico. Este método comum de acessar a rede física permite que vários protocolos de coexistir pacificamente sobre os meios de rede, e permite que o construtor de uma rede para usar hardware comum para uma grande variedade de protocolos. Este conceito é conhecido como "independência de protocolo", o que significa que os dispositivos que são compatíveis nas camadas físicas e de enlace de dados permitem ao usuário executar vários protocolos diferentes sobre o mesmo meio.

Topologias

Uma topologia de rede é o arranjo geométrico de nós e ligações de cabos em uma rede local, e é utilizado em duas configurações gerais: ônibus e estrela. Estas duas topologias definem como nós são conectados um ao outro. Um nó é um dispositivo activo ligado a uma rede, tal como um computador ou uma impressora. Um nó pode ser também um pedaço de equipamentos de rede, como um hub, switch ou roteador. Uma topologia de bus consiste de nodos ligados em série com cada nó ligado a um cabo longo ou autocarro. Muitos nós pode bater no ônibus e começar a comunicação com todos os outros nós sobre esse segmento de cabo. Uma quebra em qualquer lugar do cabo normalmente irá fazer com que todo o segmento a ser operado até que a ruptura é reparada. Exemplos de topologia de barramento incluem 10BASE2 e 10BASE5.
Ethernet 10BASE-T e Fast Ethernet usa uma topologia em estrela, em que o acesso é controlado por um computador central. Geralmente, um computador está localizado numa das extremidades do segmento, e a outra extremidade termina na localização central, com um concentrador. Porque UTP é geralmente executado em conjunto com cabos de telefone, esta localização central pode ser um armário de telefone ou outra área em que é conveniente para ligar o segmento de UTP a uma espinha dorsal. A principal vantagem deste tipo de rede é a confiabilidade, pois se um dos segmentos estes "ponto-a-ponto" tem uma pausa, ela só vai afetar os dois nós em que a ligação. Outros usuários de computador na rede continuará a operar como se esse segmento fosse inexistente.

Peer-to-peer

Uma rede peer-to-peer permite que dois ou mais PCs de seus recursos em conjunto. Recursos individuais, como unidades de disco, CD-ROM, e até mesmo impressoras são transformados em recursos compartilhados, coletivos que são acessíveis a partir de qualquer PC.

Ao contrário de redes cliente-servidor, onde informação é armazenada em um PC centralizada servidor de arquivos e disponibilizadas a dezenas, centenas, milhares ou PCs de clientes, as informações armazenadas em redes peer-to-peer são exclusivamente descentralizada. Porque peer-to-peer PCs têm as suas próprias unidades de disco rígido que são acessíveis por todos os computadores, cada PC age como um cliente (solicitante da informação) e um servidor (provedor de informações). Uma rede peer-to-peer pode ser construído com um cabeamento 10BaseT e um hub ou com uma espinha dorsal coaxial fino. 10BaseT é melhor para pequenos grupos de trabalho de 16 ou menos usuários que não atravessam longas distâncias, ou para grupos de trabalho que têm um ou mais computadores portáteis que podem ser desligados da rede, de tempos a tempos.

Após o hardware de rede foi instalada, uma rede peer-to-peer pacote de software de rede deve ser instalado em todos os computadores. Um pacote como esse permite que a informação a ser transferida e para trás entre os PCs, discos rígidos e outros dispositivos quando os usuários solicitarem. Popular peer-to-peer software inclui NOS
A maioria dos NOSs permitir que cada usuário peer-to-peer para determinar que os recursos estarão disponíveis para utilização por outros usuários. Específicas unidades de disco rígido e disquete, diretórios ou arquivos, impressoras e outros recursos podem ser conectados e desconectados da rede via software. Quando o disco de um usuário foi configurado de modo que é "compartilhável", que geralmente aparecem como uma nova unidade para os outros usuários. Em outras palavras, se o usuário A tem um A e C da unidade no seu computador, eo usuário B configura sua unidade C inteira como usuário, compartilhável A se ter um A, C, e D da unidade (usuário A unidade D é realmente usuário de B unidade C). Directórios funcionar de forma semelhante. Se o usuário A tem uma unidade de A & C, eo usuário B configura seu "C: WINDOWS" e "C: DOS" diretórios como usuário, compartilhável A pode de repente ter um A, C, D, e E
unidade (usuário A D C é usuário de B: WINDOWS, e E é usuário C de B: DOS). Você conseguiu tudo isso?

Como os discos podem ser facilmente compartilhados entre peer-to-peer PCs, aplicativos só precisa ser instalado em um computador - não dois ou três. Se os utilizadores têm uma cópia do Microsoft Word, por exemplo, ele pode ser instalado no computador do utilizador A - e ainda usado pelo utilizador B.

As vantagens de peer-to-peer mais de cliente-servidor NOSs incluem:
· Não há necessidade de um administrador de rede
· Rede é rápido / barato para configurar e manter
· Cada PC pode fazer cópias de backup de seus dados para outros computadores para a segurança. De longe, o tipo mais fácil de rede a construir, peer-to-peer é perfeito tanto para uso doméstico e escritório.

Redes cliente-servidor

Em um ambiente cliente-servidor, como o Windows NT ou Novell NetWare, os arquivos são armazenados em um sistema centralizado de alta velocidade do PC, servidor de arquivos que é disponibilizado para PCs clientes. Velocidades de acesso à rede são geralmente mais rápido do que aqueles encontrados em redes peer-to-peer, o que é razoável, dado o grande número de clientes que esta arquitetura pode suportar. Quase todos os serviços de rede, como impressão e correio eletrônico são encaminhados através do servidor de arquivos, que permite que as tarefas de rede a ser rastreado. Segmentos de rede ineficientes podem ser reformulados para torná-los mais rápido, e as atividades dos usuários pode ser acompanhada de perto. Dados públicos e aplicações são armazenados no servidor de arquivos, onde são executados a partir de locais PCs de clientes ', que faz atualização do software uma tarefa simples - os administradores de rede podem simplesmente atualizar os aplicativos armazenados no servidor de arquivos, ao invés de ter que fisicamente atualizar cada PC cliente.

No diagrama cliente-servidor abaixo, os computadores pessoais são mostrados para ser separado e subordinado ao servidor de arquivos. Aplicações dos clientes primários e arquivos são armazenados em um local comum. Os servidores de arquivos são muitas vezes criados para que cada usuário da rede tem acesso ao seu diretório "próprio", juntamente com uma série de "públicos" diretórios onde as aplicações são armazenados. Se os dois clientes abaixo deseja se comunicar uns com os outros, eles devem passar pelo servidor de arquivos para fazê-lo. Uma mensagem a partir de um cliente para outro é primeiro enviado para o servidor de arquivo, onde é então encaminhado para o seu destino. Com dezenas ou centenas de computadores pessoais, um servidor de arquivos é a única maneira de gerenciar as operações muitas vezes complexas e simultâneas que requerem grandes redes.

Redes de Computadores é o muito importante e parte fundamental da Tecnologia da Informação. Milhões de os computadores estão ligados em rede, para formar a Internet. Rede desempenha um papel importante em todo tipo de organização de pequeno a médio porte, em Bancos, Empresas Multinataional, Bolsas, Portos de ar, hospitais, delegacias, Correios, Escolas, Universidades, e até mesmo em casa, no trabalho em rede desempenha um curto papel importante em todos os lugares onde os computadores são usados. Este artigo será interessante para os alunos, profissionais de rede e para as pessoas que estão interessadas em redes de computadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário