sábado, 3 de novembro de 2012

Fusões e Aquisições - Um Estudo de Caso e Análise de fusão HP-Compaq


Breve Descrição

A seguir, uma breve descrição das duas empresas:

HP

Tudo começou no ano de 1938, quando dois graduados de engenharia elétrica da Universidade de Stanford chamado William Hewlett e David Packard começaram seus negócios em uma garagem em Palo Alto. Em um ano, a parceria chamada Hewlett-Packard foi feito e até o ano de 1947, a HP foi incorporada. A empresa vem prosperando desde que seus lucros cresceram de cinco milhões e meio de dólares em 1951 para cerca de 3 bilhões de dólares em 1981. O ritmo de crescimento não conhecia limites enquanto a receita líquida da HP subiu para 42 bilhões de dólares em 1997. Começando com fabricação de osciladores de áudio, a empresa fez seu primeiro computador no ano de 1966 e foi em 1972 que introduziu o conceito de computação pessoal por uma primeira calculadora que foi ainda avançado em um computador pessoal no ano de 1980. A empresa também é conhecida pela impressora a laser, que introduziu no ano de 1985.

Compaq

A empresa é mais conhecida como a Compaq Computer Corporation. Esta era a empresa que começou como uma empresa de computadores pessoais no ano de 1982. Ele tinha o charme de ser chamado das maiores fabricantes de dispositivos de computação pessoal no mundo. A empresa foi formada por dois gerentes sênior no Texas Instruments. O nome da empresa veio de "compatibilidade e qualidade". A empresa apresentou seu primeiro computador no ano de 1983, depois de a um preço de 2995 dólares. Apesar de ser portátil, o problema com o computador era que parecia ser uma mala. No entanto, houve enormes benefícios comerciais a partir do computador, uma vez que vendeu mais de 53.000 unidades no primeiro ano com uma geração de receita de 111 milhões de dólares.

Razões para a Incorporação

Uma pergunta muito simples que se coloca aqui é que, se a HP estava a progredir a um ritmo tremendo, qual foi o motivo que a empresa teve de se fundir com Compaq? Carly Fiorina, que se tornou o CEO da HP no ano de 1999, teve um papel fundamental a desempenhar na fusão que ocorreu em 2001. Ela foi a primeira mulher a ter tomado posse como CEO de uma empresa tão grande e também o primeiro estrangeiro. Ela trabalhou de forma muito eficiente como ela viajou mais de 250.000 milhas no primeiro ano como CEO. Seu objetivo básico era modernizar a cultura da operação da HP. Ela pôs grande ênfase sobre os lados rentáveis ​​do negócio. Isso mostra que ela era muito extravagante em sua abordagem como um CEO. Apesar do crescimento do valor de mercado da ação da HP 54,43-74,48 dólares, a empresa ainda era ineficiente. Este foi, porque não poderia cumprir as metas devido a uma falha de ambas as empresas e indústria. HP foi forçada a reduzir postos de trabalho e também de ser iludido o privilégio de ter preço Water House Cooper é cuidar de sua auditoria. Assim, mesmo o trabalho de Fiorina estava sob ameaça. Isso significava que a melhoria nas estratégias internas da empresa não ia ser suficiente para o sucesso da empresa. Em última análise, a empresa teve que certamente planejar algo diferente. Assim, decidiu-se que a empresa estaria adquirindo Compaq em uma transação de ações cujo patrimônio líquido foi de 25 bilhões de dólares. Inicialmente, esta fusão não foi planejado. Tudo começou com uma conversa telefônica entre o CEO da HP, Fiorina e Presidente e CEO da Compaq, Capellas. A idéia por trás da conversa foi discutir sobre um acordo de licenciamento, mas continuou como uma discussão sobre estratégia competitiva e, finalmente, uma fusão. Demorou dois meses para estudos posteriores e em setembro de 2001, os conselhos de administração das duas empresas aprovaram a fusão. Apesar da decisão vinda do CEO da HP, a fusão foi fortemente contestado na empresa. Os dois CEOs acredita que a única maneira de combater a crescente concorrência em termos de preços era ter uma fusão. Mas os investidores e as outras partes interessadas se que a empresa nunca seria capaz de ter a lealdade dos clientes Compaq, se os produtos são vendidos com um logotipo da HP. Fora isso, havia perguntas sobre a sincronização dos membros da organização com o outro. Isto foi devido à mudança na cultura organização também. Mesmo que estes deveriam sérios problemas com relação à fusão, o CEO da HP, Fiorina justificou o mesmo com o fato de que a concentração eliminaria um concorrente sério no mercado de PCs ao longo fornecido daqueles dias. Ela disse que a participação de mercado da empresa é obrigado a aumentar com a fusão e também a unidade de trabalho seria o dobro. (Hoopes, 2001)

Vantagens da Incorporação

Mesmo que parecia ser vantajoso para muito poucas pessoas no início, foi a forte determinação de Fiorina que ela era capaz de ficar por sua decisão. Wall Street e todos os seus investidores tinham ido contra a empresa satirizando suas idéias com a dizendo que ela fez 1 +1 = 1,5 por seus modos extravagantes de expansão. Fiorina se colocar desta forma que, após a fusão da empresa, não somente os que têm uma maior participação no mercado, mas também as unidades de produção seria o dobro. Isso significa que a empresa iria crescer tremendamente em volume. Seu sonho de competir com os gigantes no campo, a IBM também se tornar realidade. Ela era da opinião de que grande parte da redundância nas duas empresas como diminuir os custos internos de promoção, comercialização e transporte viria com a fusão. Isso produziria o menor dano à cobrança das receitas. Ela usou as idéias de posicionamento competitivo para justificar seus planos de fusão. Ela disse que a fusão é baseada nas ideologias de consolidação e não de diversificação. Ela também pode defender alegações contra a alteração da HP foi. Ela era da opinião de que a HP sempre incentivou mudanças, pois é sobre a inovar e tomar medidas ousadas. Ela disse que a empresa exige ser consistente com a melhora, a criatividade ea modificação. Esta fusão teve a capacidade de fornecer exatamente a mesma. (Fusões e Aquisições, 2010)

Vantagens para os Acionistas

A seguir estão as formas em que a empresa pode ser vantajoso para seus acionistas:

Oportunidade única: A posição da empresa é obrigado a melhor com a fusão. A razão para o mesmo era que agora a criação de valor seria fresca, qualidades de liderança iria melhorar, capacidades iria melhorar e assim que as vendas e também de diferenciação estratégica da empresa seria melhor do que os concorrentes existentes. Fora isso, também se pode acessar as capacidades de Compaq diretamente, portanto, reduzindo a estrutura de custos em se tornar a maior do setor. Por fim, pode-se ver uma oportunidade em reinvestir.

Mais forte da Empresa: A rentabilidade é obrigado a aumentar na empresa, acesso e dos serviços em graus elevados. A empresa também pode ver uma melhor oportunidade de sua pesquisa e desenvolvimento. As condições financeiras da empresa com relação ao seu EBIT eo caixa líquido também estão no lado incremental.

Economia convincentes: O acúmulo de espera em ganhos IIP seria de 13% no primeiro ano financeiro. A empresa também pode realizar uma melhor segmentação do mercado para prever a sua geração de receitas. Este seria para tanto como dois bilhões e meio de dólares de sinergia anual.

Capacidade de Execução: Como não seria a integração dos procedimentos de planejamento da empresa, as chances de criação de valor também seria enorme. Junto com que a experiência de liderar uma diversificada estrutura de empregado também seria lá. (HP compra Compaq, 2001)
Oposição à Fusão

Na verdade, foi apenas CEO Fiorina que era a favor de ir com a fusão. Esta é uma aplicação prática do problema Agência que surge por causa da mudança nas estratégias financeiras dos proprietários da empresa e da gestão. Fiorina era certa para perder seu emprego caso a fusão não tenha efeito. O motivo foi que a HP não foi capaz de cumprir as metas de demanda sob sua liderança. Mas os proprietários foram contra a fusão devido às seguintes crenças dos proprietários:

A nova carteira seria menos preferível: A posição da empresa como maior fornecedor de PCs certamente aumentará a quantidade de risco e envolvem uma série de investimento também. Outra razão importante neste contexto é que o interesse principal da HP em Imagem e Impressão não existe mais como resultado diluindo o interesse dos acionistas. Na verdade, os donos de empresas também sentem que haveria uma margem inferior e ROI (retorno sobre investimento).

Problemas Estratégicos permaneceriam sem solução: A posição de mercado em servidores high-end e serviços que ainda permanecem, apesar da fusão. O preço do PCS não viria a ser acessível por todos. A mudança necessária no material para imagem e impressão também não existiria. Esta fusão não teria nenhum efeito sobre os servidores de gama baixa, como a Dell estaria lá nos servidores de chumbo e high-end, onde tanto a IBM ea Sun teria a liderança. A empresa também seria iludido das vantagens da terceirização por causa do trabalho excedente que ela teria. Assim, a qualidade não é garantida a melhorar. Finalmente, a fusão não seria igual a IBM sob qualquer condição como pensavam os Fiorina.

Grandes Riscos integrados: não houve exemplos de sucesso com tais fusões enormes. Geralmente, quando o mercado não suporta tais fusões, não fazem bem, como é o caso aqui. Quando a HP não pode gerir a sua organização adequada, a integração só adicionar a essas dificuldades. Seria ainda mais difícil nas condições por causa das competições existentes entre HP e Compaq. Ser propensas a tais condições de risco, a empresa também teria de variar seus custos que causam maior dificuldade para o proprietário. O maior fator de tudo é que para integrar a cultura existente nas duas empresas seria um trabalho muito difícil.

Impacto Financeiro: Isto é principalmente porque as reações do mercado são negativas. Por outro lado, a posição da Compaq era totalmente diferente da HP. À medida que a sociedade teria uma maior contribuição para a receita e HP sendo diluído, ao mesmo tempo, os problemas são obrigados a desenvolver-se. Isto significa que retirar dinheiro do mercado de ações também seria difícil para a HP. Na verdade isso não pode parecer uma fusão muito rentável para a Compaq, bem como no futuro.

O problema básico que os donos da empresa tiveram com esta fusão era que prejudicaria os valores fundamentais da HP. Eles sentiram que é melhor preservar a riqueza, em vez de se arriscar com o risco de tomar extravagante. Este perfil de risco elevado de Fiorina foi um pouco inaceitável para os donos da empresa à luz das suas perspectivas.

Então, na medida em que esta fusão entre a HP ea Compaq está em causa, do lado havia uma forte determinação do CEO, Fiorina e do outro lado era a forte oposição dos proprietários da empresa. Esta oposição continua a partir do mercado, incluindo todos os investidores da empresa. Então, este problema Agência prática era muito famoso considerando o fato de que ele continha duas das empresas de hardware mais potentes do mundo. Houve uma série de opções como Gerenciamento de Mudanças, Gestão sábio Econômico e Gestão Organizacional, que poderia ser considerado para analisar a questão. Mas este estudo de caso pode ser melhor resolvido por uma análise da estratégia sábia. (HP-Compaq fusão enfrenta forte oposição de acionistas preços das ações cair de novo, 2001)

Análise Estratégica do Caso

Aspectos positivos

A CEO vai sempre considerar essa fusão de ser uma ocasião para dar uma vantagem competitiva sobre seus rivais como IBM como neste caso e também ser de algum interesse para os acionistas também. A seguir estão as estratégias que estão relacionadas com esta fusão entre a HP ea Compaq:

* Ter um olho sobre o valor dos acionistas: Se alguém vê essa fusão dos olhos de Fiorina, seria certo que os acionistas têm muito a ganhar com isso. A razão para o mesmo é o incremento no controle do mercado. Assim, mesmo de as condições não eram adequadas do ponto de vista financeiro, esta verdade certamente fazer um monte de lucros para a empresa no futuro.

* Desenvolvimento de Mercados: Duas organizações se envolver em operações de fusões, como eles querem expandir seu mercado tanto no mercado interno e no plano internacional. Integração com uma empresa nacional não precisa de muito esforço, mas quando uma empresa se funde internacionalmente como neste caso, uma tarefa desafiadora é na cabeça. A digitalização completa situação é significativo antes de colocar os pés na arena internacional. Aqui, o concorrente para HP Compaq foi, em grande medida, pelo que esta fusão certamente exigiu uma série de pensar. Organizações se fundem com as empresas internacionais, a fim de criar as suas marcas em primeiro lugar e que as pessoas saibam sobre o que eles são capazes de fazer e também o que eles olho no futuro. Esta é a razão que, após esta fusão os produtos da Compaq também teria o logotipo da HP. Uma vez que o mercado é bem conhecida e, em seguida HP não têm que sofrer a marca criada por Compaq. Eles seriam capazes de chamar a todos os clientes da Compaq também.

* Propagado Eficiências: qualquer empresa através da aquisição de outro ou por fusão faz uma tentativa de adicionar a suas eficiências através do aumento das operações e também ter controle sobre isso ao máximo. Podemos ver que a HP teria agora um conjunto maior de funcionários. O único factor é que eles têm de ser adequadamente controlada porque são de diferentes culturas de organização. (Benefícios de Fusões:, 2010)

* Subsídios para usar mais recursos: uma organização improvisada de recursos monetários, capital intelectual e matérias-primas oferece uma vantagem competitiva para as empresas. Quando essas empresas se fundem, muitos dos intelectos se unir e trabalhar para uma missão comum de excel com lucros financeiros para a empresa. Aqui, não se pode negar o fato de que até mesmo os cérebros superiores da Compaq estaria tomando parte na formação das estratégias da empresa no futuro.

* Gestão de riscos: Se nós particularmente dar um exemplo deste caso, HP e Compaq entrar esta fusão pode diminuir o nível de risco que eles teriam oportunidades de negócios diversificados. As opções para fazer a escolha da cadeia de abastecimento também aumentam. Agora mesmo que a HP é pioneira na orientação de jato de tinta, ele não teria que usar o produto a disposição das instalações baseado que é mais caro. Ele pode gerenciar o risco de tomar processo de layout baseado facilidade e tornar as coisas mais baratas. Fabricação e Processamento de agora pode ser feito em várias nações de acordo com a viabilidade de custos como o principal problema.

* Listagem potencial: Apesar de Wall Street e todos os investidores da empresa são contra a fusão, quando IPOs são oferecidos, um desenvolvimento vai certamente estar lá por causa do salário e do valor florescentes volume de negócios que a HP estaria fazendo com esta fusão.

* Necessário regulamentos políticos: Quando as organizações dar um salto para outras nações, eles precisam considerar os diferentes regulamentos desse país que administram as políticas do lugar. Como a HP já é uma pioneira em todos os países que a Compaq usados ​​para fazer o seu negócio, isso não seria de muita dificuldade para a empresa. A empresa só precisa fazer certas regulamentações menores com os partidos políticos de alguns países onde a Compaq foi florescendo mais de HP.

* Melhores oportunidades: Quando as empresas se fundem com outra empresa, mais tarde, pode colocar-se à venda como por como as necessidades da empresa. Isso também poderia ser feito parcialmente. Se a HP sente que não precisa de muito espaço de armazém que pode vender o mesmo em maiores lucros. Depende se a empresa que agora seria considerado asa para estoque ou fazer a ordem da empresa.

* Os produtos extra, serviços e instalações: Serviços obter direitos autorais que aumenta o nível de comércio. Armazém serviços adicionais e canais de distribuição oferecem valores empresariais. Aqui HP pode usar todos esses valores integrados com a Compaq, de modo a aumentar as suas perspectivas. (Berry, 2010)

Aspectos negativos

Há uma série de fusões e aquisições que não antes de realmente começar a funcionar. Na fase crítica da implementação em si, as empresas vêm a saber que não seria benéfico se eles continuam como uma fusão. Isso pode ocorrer nesta fusão entre a HP ea Compaq, devido às seguintes razões.

As conversas não são implementados: Devido ao contrário de culturas, ambições e perfis de risco, muitas das ofertas são canceladas. Como por como as reações dos proprietários da HP, este parece ser extremamente provável. Assim, a motivação entre os funcionários é um fator extremamente importante neste caso. Isso exige um esforço extra pelo CEO, Fiorina. Isso também poderia ajudá-la a manter a sua posição na empresa.

Contemplações legais: anti-concorrenciais ofertas são muitas vezes limitadas pelas regras que presidem as regras de concorrência em um país. Isto leva a ordem de funcionamento de uma empresa e tentam separar uns dos outros. Um monte de falhas de marketing desnecessários se apegar a essas condições. Se isso acontecer, neste caso, então tudo que o dinheiro que entrou na divulgação do empreendimento iria ser um desperdício. Além disso, mesmo mais seria necessário para promover a re-como uma entidade única. Até a embalagem onde todo o inventário da Compaq tinha o logotipo da HP teria que ser re-feito, o que dificulta o financiamento ainda mais. (Broc Romanek, 2002)

Os problemas de compatibilidade: Toda empresa é executado em diferentes plataformas e idéias. Os problemas de compatibilidade, muitas vezes ocorrem por causa de problemas de sincronização. Em empresas de TI, como HP e Compaq, muitos problemas podem ter lugar, porque ambas as empresas têm trabalhado em estratégias diferentes no passado. Agora, não se afigurem necessárias para a gestão da HP para fazer mudanças como por como os da Compaq. Assim, tais problemas se tornaram a maior preocupação nos dias de hoje.

Catástrofes fiscais: Ambas as empresas após a assinatura de um acordo de esperar para ter algum retorno sobre o dinheiro que eles têm colocado em fazer essa fusão acontecer e também o desejo de rentabilidade e volume de negócios. Se por qualquer motivo, eles não são capazes de atingir essa posição, em seguida, eles desenvolvem um sentido aversão para com o outro e também começar a cobrar um ao outro pelo fracasso.

Diferenças de Recursos Humanos: Problemas como resultado de diferenças culturais, a hospitalidade e as questões hostilidade, e também problemas de comportamento relacionados com outros pode desmontar a origem da fusão.

Falta de Determinação: Quando organizações envolvem, eles têm planos em suas mentes, eles têm um conjunto de visão, mas por causa de uma variedade de problemas como mencionado acima, o desenvolvimento da companhia combinada para cumprir sua missão está atrasado. Incorporadas definir o objectivo e, quando o objectivo não é conseguido devido a algumas falhas de qualquer um dos dois, então ambos desenvolver um certo grau de ódio para o outro. Também confrontos pode ocorrer devido a reações viés. (William, 2008)

Falha de gestão de risco: As empresas que estão envolvidas em fusões e aquisições, tornam-se mais confiante de que eles vão fazer um lucro fora desta decisão. Isto pode ser visto como com Fiorina. Na verdade, ela pode lutar contra o mundo inteiro para isso. Quando sua auto-confiança acaba em excesso de confiança, então eles falham. Métodos de gestão de risco adequadas devem ser adoptadas que tomaria conta dos efeitos que a decisão leva uma recessão. Estas políticas de risco deve governar fiscal, produções, marketing, produção, estoques e de RH e os riscos associados com a fusão.

Compartilhamento Estratégico

Marketing

HP e Compaq teria agora canais comuns, tanto quanto sua compra está em causa. Assim, os benefícios desta preocupação é que, mesmo para aqueles materiais que eram inicialmente de alto custo para a HP seria agora disponível a um preço mais barato. Os usuários finais também são susceptíveis de aumentar. Agora, a empresa pode voltar a enquadrar a sua estratégia competitiva, onde a maior preocupação pode ser dado a todos os rivais tempo IBM. As vantagens desta fusão na área de marketing pode ser visto no caso de partilha de branding, vendas e serviços. Mesmo procedimento a distribuição é susceptível de ser melhorada com a Compaq a sua parte. Agora, a empresa pode olhar para a frente para atravessar a subvenção de venda, e também um custo reduzido.
Operações

A vantagem mais importante nesta área é que, na localização da matéria-prima. Até mesmo o estilo de processamento seria mesmo fazer os produtos e serviços sincronizados com as idéias e também em fazer uma estratégia decente operacional. Como o controle filosófica e mecânica também seria em comum, a estratégia operacional seria agora a tornar-se mais alto no mercado. A este respeito, as duas empresas têm agora de co-produção, design e também a localização de pessoal. Assim, a estratégia operacional da HP seria agora a utilizar o processo a disposição das instalações baseado e função com os valores mencionados compartilhados.
Tecnologia

A estratégia técnica da empresa também pode ser projetado em comum agora. Há uma desvantagem do ponto de vista da diferenciação que tinham HP no campo das impressoras de jacto de tinta, mas as vantagens são igualmente abundantes. Com uma tecnologia de produto e de processo comum, a estratégia tecnológica da empresa resultante da fusão promover o funcionamento altamente econômico. Isto pode ser feito através de uma pesquisa comum e desenvolvimento e equipe de projeto.
Comprar

A estratégia de compra da empresa deve também seguir um mecanismo comum. Aqui, a matérias-primas, máquinas e poder seria comum, portanto, diminuindo o custo mais uma vez. Isto pode ser feito através de um mecanismo centralizado com um comprador chumbo manter políticas comuns em mente. Agora, a HP teria que pensar com uma atitude semelhante para ambas as impressoras a jato de tinta, bem como computadores pessoais. Isto é porque os parâmetros de fabrico também rodar em pé de igualdade.
Infra-estrutura

Esta é a parte mais importante das estratégias que seriam feitas após a fusão. As empresas que têm accionistas comuns para fornecer a infra-estrutura necessária. A fonte de capital, estilo de gestão e legislação também seria em comum. Assim, as estratégias de infra-estrutura teria que levar essas coisas em consideração. Isto pode ser feito por ter um sistema de contabilidade comum. HP tem uma opção para ter um sistema de contabilidade separada para os produtos que fabrica, mas que só iria despertar um concurso interno. Assim, os benefícios de infra-estrutura pode ser feita através de um sistema de contabilidade comum de recursos, humanos e legais. Isto assegura que as relações de investimento da empresa iria melhorar. Nenhum dos investidores Compaq hesitaria em fazer um investimento se a HP segue uma estratégia comum.

HP teria agora para garantir um outro fato de que, com essa fusão eles seriam capazes de provar concorrentes ao alvo presente e os de concorrentes como a IBM também. Mesmo as operações e ao mercado de saída tem de ser acima do que existe no presente. A empresa precisa garantir que a estratégia corporativa que ele usa é eficiente o suficiente para ajudar a tal futuro. O grau de diversificação necessita de ser gerido completamente bem. Isto porque, os produtos das duas empresas têm realizado excepcionalmente bem no passado. Então, o grau mais ideal de diversificação é necessária no contexto para que a empresa é capaz de atender as demandas dos clientes. Este tem sido contestada pelos proprietários de HP, mas precisa ser levado pelo Fiorina CEO. (Bhattacharya, 2010)

Um comentário:

  1. Um bom proveedor de salas de dados virtuais e uma solução eficaz para o armazenamento confidencial de documentação em transações de fusões e aquisições.

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